Por que os adolescentes mudam de comportamento e oscilam de humor? Como lidar com essas mudanças?

Por que a adolescência é um período cheio de mudanças, sejam fisiológicas, hormonais, bioquímicas e comportamentais bem como de psicoadaptação para o enfrentamento de um espaço que deixa de ser o infantil para adentrar em uma fase de novas experiências e descobertas. Ele não é mais criança, mas também não é adulto ainda. Sendo assim, é esperado que o adolescente, em face a tantas mudanças, apresente oscilações de humor e mudanças comportamentais.

Como lidar com os comportamentos típicos dos adolescentes?

Nesta fase da vida, o adolescente está motivado e propenso a explorar o ambiente, por este motivo é necessário que a família esteja preparada para lidar com assuntos que dizem respeito às drogas, sexo, comportamentos de risco, dentre outros. A principal ferramenta é o diálogo e por este motivo os pais devem procurar estar efetivamente e afetivamente próximos aos filhos e buscar informações sobre questões que norteiam o seu mundo e da companhia dos mesmos, pois o adolescente tem a tendência de imitar comportamentos para ser aceito no grupo, portanto existe vulnerabilidade social para comportamentos indesejáveis. Procure compreender os processos da dinâmica adolescente e do grupo em que ele freqüenta.

Atualize-se e cultive o diálogo.

Abraços,

Soraya Rodrigues de Aragão

Este texto foi publicado pela primeira vez em 12/05/2014, às 11: 23h no seguinte link:Consultoria Estratégica em Psicologia Emocional

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, bem como adaptações ou alterações por qualquer meio de comunicação sem a permissão do autor. Os Direitos Autorais são regulamentados pela Lei nº 9.610/98, sendo a violação destes Direitos caracterizados como crime de acordo com o Código Penal, art. 184 e Parágrafos, e Lei nº 6.895. @Copyright 2019. Todos os direitos reservados ao site Alquimia da Vida através de cadastro.

error: Content is protected !!
× Agendamento