Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Etimologicamente, a palavra assertividade é proveniente do latim “asserto”, sendo uma competência emocional diretamente relacionada com a capacidade de se comunicar, de se expressar de maneira clara, autentica, decidida, proativa, segura, direta e pacifica e portanto sem imposições agressivas de ideias e opiniões perante os outros.

Sendo uma competência emocional, a assertividade poderá ser aprendida através de treino diário, visto que não se trata de habilidade inata. Fique atento(a) a estes 7 pontos fundamentais e melhore a qualidade de seus relacionamentos.

1- Autenticidade:

Pessoas assertivas não são dissimuladas e nem manipuladoras. Elas priorizam mais a autenticidade de si que a aceitação dos outros, existindo, portanto, uma coerência entre filosofia de vida, ações e posturas comportamentais. Outro aspecto importante é que elas são autoconfiantes, sabendo dizer não sem ferir as outras pessoas e delimitando, deste modo, o seu espaço sem sentimento de culpa. Possuem autoconhecimento, bem como sabem “analisar” o ambiente, avaliando riscos e conseqüências de suas condutas, estando atentas a possíveis comportamentos disfuncionais das pessoas com as quais se relaciona.

2- Proatividade:

Ao contrário da pessoa reativa, a pessoa proativa assume as rédeas da própria vida, arcando com as conseqüências de suas escolhas e portanto, não se vitimizando e nem culpabilizando os outros ou a vida pelos resultados de suas ações. Pessoas assertivas, assumem uma postura de construtores do próprio destino, buscando, elaborando e focando nas possíveis soluções para os desafios que encontram no caminho com o propósito de aprender e progredir sempre.

3- Segurança e Autoconfiança:

Pessoas seguras e autoconfiantes evitam fazer comparações com os outros, tampouco as desvalorizam ou as subestimam, pois tem consciência que cada pessoa é única e em constante processo de aprendizagem, com suas qualidades e defeitos. Os assertivos acreditam nos seus potenciais e em suas capacidades, reunindo esforços para desenvolve-los de modo assertivo. Embora a autoconfiança esteja diretamente relacionada com a autoestima, trata-se de dois conceitos diferentes mas que se complementam.

4- Empatia:

A empatia é a capacidade, sensibilidade e habilidade não somente de se colocar no lugar do outro, mas de conectar-se e identificar-se com a condição do outro, na tentativa de avaliar, validar e compreender seus sentimentos, vivencias e emoções através de suas perspectivas e percepções, saindo do lugar-comum do próprio “eu”. A empatia não pode ser confundida com a simpatia, pois a primeira trata-se de olhar o mundo com “a lente do outro”, enquanto a simpatia seria uma percepção superficial ou “embaçada” desta mesma condição.

5- Flexibilidade:

Ter flexibilidade não é sinal de falta de identidade ou personalidade, nem tampouco é abrir mão de seus valores, mas sim um sinal de inteligência emocional e liderança. Todos estamos nos transformando, em constante processo de devir. Neste mundo de impermanência e mutabilidade em que vivemos, é impossível mantermos as mesmas convicções eternamente, sendo necessário desenvolvermos a tolerância e realizarmos adaptações em prol de um bem maior.

6- Administração da impulsividade:

Todos nós apresentamos um certo nível de impulsividade. No entanto, quando esta é exacerbada ou quando o humor é muito instável, certamente este posicionamento causará prejuízos em sua vida, bem como na de terceiros. Pessoas assertivas têm autoconhecimento e conseqüentemente habilidades em administrar suas emoções. Como possuem inteligência emocional, sabem que a impulsividade normalmente traz conseqüências indesejáveis a curto ou a longo prazo. Pessoas assertivas não têm atitudes precipitadas e nem se envolvem em situações de risco, visto que possuem a capacidade de avaliar e esperar o momento certo, bem como antever os prejuízos antes de agir. Lembre-se: reações impulsivas são normalmente seguidas de arrependimento, culpa e muitas perdas, prejuízos ou danos muitas vezes irreparáveis.

7- Assumir responsabilidades:

Assumir responsabilidades está diretamente relacionado com a proatividade e a autenticidade, sendo um item importantíssimo quando tratamos do tema da assertividade. Pessoas assertivas não “fogem” de suas responsabilidades,sao organizadas, disciplinadas, não adiam e nem delegam a terceiros seus compromissos, visto que assumir uma postura responsável, para eles, é valor de honra e integridade moral.

E você, quais pontos já desenvolveu e quais deles precisa aprimorar? Deixe nos comentários, que escreverei um artigo para cada ponto especifico.

Abraços transmutadores,

Soraya Rodrigues de Aragão.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, bem como adaptações ou alterações por qualquer meio de comunicação sem a permissão do autor. Os Direitos Autorais são regulamentados pela Lei nº 9.610/98, sendo a violação destes Direitos caracterizados como crime de acordo com o Código Penal, art. 184 e Parágrafos, e Lei nº 6.895. @Copyright 2018. Todos os direitos reservados ao site Alquimia da Vida através de cadastro.

Select your currency
BRL Real brasileiro
× Agendamento