Você possui um valor subjetivo, imensurável e infinito, no sentido de sua história de vida, que é unica, e consequentemente, da formação e estruturação de determinadas características psicológicas, culturais e genéticas que compõem a pessoa que você é. Em outras palavras: você é único!
Diante de alguns fatos ou circunstâncias adversas da vida que nos acontecem, algumas pessoas, talvez a maioria delas, pela própria incapacidade de compreensão, nos fazem inúmeros julgamentos, Já que é um hábito julgar que ajudar ou mesmo compreender.
Situações ruins, trágicas ou inesperadas que surgem quando você, por invigilância de suas emoções, cometeu erros, que por irresponsabilidade ou despreparo falhou em algum aspecto ou não cumpriu algum propósito que a você foi destinado. Nao esqueça: tudo tem consequências.
Diante dos fatos, Já que nós, pessoas, somos habituados a atribuir valor a tudo, também queremos dar as pessoas determinado “valor” a partir de nossas próprias percepções, de nossas convenções, julgamentos e crenças; Enfim, de nossos próprios paradigmas.
Como afrontarmos a delicada situação?
Entenda que o valor que nós possuímos, nunca nos é tirado, mesmo que aconteçam coisas ruins na nossa vida.
Todos estamos em contínuo processo de aprendizado e é esperado que erros aconteçam para todo mundo.Todos podemos cair.
Mas aconteça o que acontecer, você nunca poderá ser “diminuído” por alguma intempérie da vida, mas sim acrescentado, basta aprender com os erros.
Caso você tenha falhado em algum ponto, esse é o momento de rever a propria vida, reconhecer o erro e repará-lo. Aprenda a pedir perdão e principalmente a se auto-perdoar também.
E quando nao é possivel reparar o erro?
Neste caso, o que nos resta mesmo é o aprendizado que a experiência nos reserva, e o mais importante: Nao cometer o mesmo erro de novo. Nao cometa o mesmo erro duas vezes, pois assim nao é aprender duas vezes e sim sofrer duas vezes. Bem mais que isso: é fazer os outros sofrerem também, Já que sempre tem alguém envolvido, mesmo que indiretamente, indubitavelmente.