Você se autoconhece? Você tem consciência dos conteúdos que se escondem por detrás de suas atitudes, pensamentos, sentimentos e comportamentos? Quais os sentimentos que atualmente você nutre por si mesmo?
Qual a
Atuação do psicólogo ?
O psicólogo atua nas áreas clinica, social, comunitária, organizacional, do trabalho, hospitalar e da saúde, jurídica, escolar e educacional, bem como em ensino e pesquisa. Um dos pontos de atuação do psicólogo de relevante importância trata-se da psicoeducação e psicoprevenção e o trabalho realizado na construção de politicas públicas que beneficiem a comunidade. Em vista disto, o psicólogo tem papel fundamental na promoção da saúde e do bem estar em contexto individual e social.
Quando procurar um psicólogo?
Diante de uma problemática na vida do individuo, via de regra, o psicólogo é o ultimo a ser procurado.
Culturalmente, existem algumas crenças que permeiam a figura do psicólogo, tais como: “quem procura um psicólogo é porque não é normal” ou “a pessoa não tem a capacidade de resolver os seus próprios conflitos”, sendo portanto, classificada como pessoa “incompetente”, conflituosa, problemática, frágil ou com poucos recursos internos.
Outra questão que dificulta a “cultura do psicólogo” é que a acessibilidade deste profissional é restrita a alguns grupos sociais com determinadas condições socioeconômicas, enveredando-os por outros procedimentos sem nenhuma credibilidade.
Infelizmente boa parte da população não tem condições econômicas de ser acompanhada por um profissional da Psicologia, mas com certeza, todos precisam, visto que o interessante seria mesmo um trabalho preventivo, além do autoconhecimento para uma vida mais satisfatória e feliz e não apenas quando o problema já foi deflagrado. Infelizmente não temos ainda uma cultura preventiva no tocante às questões psicológicas.
Quando procurar um psicólogo?
Não há nada mais valioso do que descobrirmos quem de fato somos, mas muitas vezes não estamos dispostos a isto, pois temos medo do que precisamos afrontar e modificar. Aprendemos a estar em uma zona de conforto, onde já consolidamos as idéias que nutrimos sobre nós mesmos, da nossa autoimagem e do nosso autoconceito, através das nossas vivências e idealizações que também são reforçadas por nosso meio ambiente.
Precisa de ajuda profissional? Então, acesse este link: Emergência Psicológica
Trackbacks/Pingbacks