Como já relatei em textos anteriores, para a reconstrução de um relacionamento, é imprescindível identificar as falhas que levaram à infidelidade e estas sempre dizem respeito à dinâmica do casal como um todo. Sempre faço a comparação da desconexão emocional, do distanciamento afetivo, muitas vezes materializados pela entrada de uma terceira pessoa no relacionamento, como uma casa que apresenta rachaduras. No início, trata-se somente de uma pequena fissura no teto, mas se não for devidamente consertado, poderá causar danos ainda maiores, dependendo de onde esta rachadura está localizada. Como tudo na vida, é necessário que as partes envolvidas cuidem para manter a harmonia do vínculo e esta postura é sistêmica, ou seja, é responsabilidade do casal.

Crédito da imagem: Unsplash, de Christian Fregnan

Embora quem sofreu a traição sofra a dor da decepção e da rejeição, muitas vezes quem foi infiel também sofre, apresentando sentimentos de culpa e reparação, desejando a qualquer custo resgatar essa relação. Para algumas pessoas o “choque” acontece depois que a casa estremece e o mundo da relação desaba, para depois descobrir que aquele vínculo era importante depois de uma separação. Difícil para o parceiro traído “virar a página” e “fingir que nada aconteceu”; difícil restaurar a confiança e começar do zero. Ali, foram abertas feridas emocionais de difícil cicatrização, sendo necessária muita calma, paciência, tolerância, tempo de elaboração e amor para lidar com os mecanismos de defesa do parceiro que sofreu infidelidade. Dentre estes mecanismos estão a raiva, a indiferença e a ambivalência comportamental, sendo necessário realizar uma reparação e reforma no relacionamento. Outro aspecto importante é proceder à uma reavaliaçao dos acordos que foram feitos- e que não foram respeitados- ou se estes precisam de ajustes, de modo a preencher as necessidades afetivo-emocionais de ambos.

Crédito das imagens Pixabay e Unsplash.

Autora
Soraya Rodrigues de Aragão
Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Autora em 4 livros publicados. Escritora em vários portais, jornais e revistas no Brasil e exterior.

Nosso Instagram

Marcar uma Consulta

error: Content is protected !!
× Agendamento online