0 Item

A maioria das pessoas vivem em grandes metrópoles, onde a poluição sonora, do ar e o corre-corre do dia a dia não proporcionam momento de lazer, espontaneidade, tranqüilidade, conexão com a natureza e principalmente com o nosso “eu interior”. O que algumas pessoas não sabem é que o contato com a natureza é extremamente curativo, visto que recarrega as baterias físicas e psíquicas e acreditem, para quem tem Depressão, estudos apontam que 1h de caminhada faz com que o tempo da medicação e psicoterapia atuem mais rápido. Isso mesmo, o contato com a natureza, a meditação, a caminhada ao ar livre, seja na orla marítima ou mesmo no campo, perto de uma cachoeira ou em uma praça irão proporcionar bem estar psicofísico e melhora do humor, pois esta prática libera endorfinas, as moléculas do prazer e alegria.


Caso o que eu disse acima ainda não seja convincente sobre os benefícios do contato com a mãe natureza, listei abaixo 5 benefícios dentre tantos outros que você somente irá sentir na prática. E vale a pena conferir para um melhor bem estar psicofísico.


1- Melhora processos cognitivos:

O contato com a natureza melhora a concentração, a memória, a atenção, a imaginação e a metacognição. A metacognição em linhas gerais é o questionamento dos próprios pensamentos como um expectador distante. Através deste processo, você poderá questionar o que pensa, refletir o que sente e avaliar de maneira mais clara suas decisões e até mesmo resolver problemas que pareciam intransponíveis através do contato com seu “eu mais profundo” e isto a natureza tem a capacidade de proporcionar, pois você se sente em paz. Que tal tirar os sapatos e sentir a terra?

2- Você respira ar puro:

Ajuda na oxigenação dos pulmões, o que proporciona uma melhor circulação sanguínea, aliviando a carga física e emocional de um dia corrido, sendo um forte aliado contra o estresse negativo, aquele que adoece. Fazer exercícios respiratórios logo ao acordar fortalece o sistema imunitário e ajuda no processo de regulação sono-vigilia. A respiração abdominal aliado ao contato com o verde é um benefício gratuito. Que tal abraçar uma árvore?

Photo by Allef Vinicius on Unsplash

 

3- Fonte de vitamina D:

Sim, o sol é fonte de vida e também de vitamina D pois esta é sintetizada através do contato da luz solar com a pele proporcionando uma melhor absorção do cálcio, sendo importante no fortalecimento do sistema imunitário, participando da composição óssea, bem como na absorção do fosforo no organismo. Além disso, previne condições como fraqueza, dores musculares e doenças como a osteoporose, gripes, resfriados, sendo também um excelente preventivo contra o câncer! Que tal um banho de sol?

4- Ajuda na prevenção e redução do sobrepeso e da obesidade:

Com o tempo, nosso metabolismo vai diminuindo, desacelerando e se o que consumirmos na alimentação for superior ao gasto calórico, ocorrerá acumulo de tecido adiposo extra no organismo, o chamado sobrepeso ou até mesmo obesidade. A caminhada em terreno plano não requer muito esforço do organismo e queima aquelas gordurinhas extras, pois uma hora de caminhada queima entre 200 e 400 calorias. Para a eficácia na eliminação de gordura extra provocada pelo excesso de ingesta calórica pelo organismo, é importante fazer caminhada por pelo menos 15 a 30 minutos, 3 vezes por semana. Que tal todo dia?

5- Ajuda a prevenir e combater a Depressão:

Como disse anteriormente, o contato com a natureza é curativo e pisar na terra molhada, tomar banho de sol, fazer jardinagem ou exercer alguma atividade física como natação ou uma caminhada respirando ar puro, são fatores protetivos que previnem e ajudam no tratamento da Depressão já instalada. A atividade física é importante e atende a todos os gostos. Para quem não gosta de correr, vale a pena investir em uma caminhada, para quem não gosta de nadar, pode optar por hidroginástica. O contato com a água também é fator protetivo para a saúde mental, visto que regula as funções psicofisiológicas reduzindo o estresse e melhorando a qualidade do sono. Para qualquer pessoa e principalmente para quem está atravessando um processo depressivo, dormir é fundamental para um bom funcionamento psicofísico e prevenção de várias doenças. Nós viemos da água e aproximadamente 70% do nosso corpo é constituído por água. Passamos aproximadamente 40 semanas ou 280 dias do período gestacional imersos no líquido amniótico, por isso nos sentimos relaxados quando estamos em contato com a água, seja no banho de chuveiro ou fazendo um mergulho ao mar.

Agora que você sabe um pouco sobre o beneficio do contato com a natureza, qual a atividade que você mais se identificou? Deixe nos comentários.

Autora
Soraya Rodrigues de Aragão
Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Autora em 4 livros publicados. Escritora em vários portais, jornais e revistas no Brasil e exterior.

Nosso Instagram

Marcar uma Consulta

error: Content is protected !!
× Agendamento online